VOCÊ PODE TOMAR SEU ESPELHO OU AJUDAR ALGUÉM A ERGUER O DELE

Resultado de imagem para espelho colonial


Já pensou no que você quer ser? O que vai ser quando crescer? 
A única coisa que as pessoas não falam é o quanto é doloroso passar por esse caminho apenas para mostrar a sua verdade. Mostrar o que você acredita realmente. Muitas vezes o mundo fica cinza e você tenta colori-lo com sua arte, tenta colocar melodia no vazio e letras onde tudo é branco. As vezes é difícil mostrar para os outros quem você é no seu interior, mostrar o que os olhos ainda não conseguem enxergar. Ver além de roupas, beleza, dinheiro ou status. Mas quanto você não está jogando o jogo da maioria, a praticidade do dia-a-dia te empurra contra a parede, e te mostra o mundo cinza novamente, o mundo que não para, não cansa de te usar, não cessa de destruir sonhos, fazendo de você apenas mais uma pessoa, ou uma peça facilmente substituível. Você se torna uma pessoa que esqueceu como se vive e apenas sobrevive num mar de comodismo. Qual foi a ultima vez que você sorriu de verdade? Não dos outros, ou não pelo seu sucesso pessoal, mas porque simplesmente sentiu vontade de sorrir? 

A arte já me salvou muitas vezes, e ainda hoje me salva. Vou te dizer uma coisa: todos que são artistas apenas seguram espelhos. As pessoas se encantam com o que está nas telas, nos rádios, nos livros, nas praças, como se aquilo que estão vendo fosse algo de outro mundo. Mas eu te digo, elas não são. Você é que ainda não viu o mundo por essa ótica. Você não vê pessoas, não vê sentimentos, não enxerga o que o outro pode se tornar. Ou, o que o outro já é!

Minha infância não foi nada solitária, foi divertida e alegre. Passei muitas horas estando no meio de amigos, desenhando, inventando, criando histórias e vivendo aventuras. Chamando outros amigos para participarem da minha loucura. E confesso que eu não precisava de muita coisa para isso, as vezes um quarto vazio era o suficiente, uma folha de papel ou uma simples concha do mar.  Bem, ao menos essa era o mundo em que eu vivia, o mundo dentro da minha cabeça. Em casa sempre tivemos problemas, as vezes financeiros, as vezes com o álcool, ou percas, mesmo assim éramos felizes pois sempre tivemos amor e força para vencer as adversidades. Amor. Isso nunca nós faltou. 

Passamos por tudo, mostrando que o que verdadeiramente importa não está nos problemas ou nas dificuldades, mas sim no seu papel aqui no mundo. No que você acredita, no que vem do fundo do seu coração.
Hoje no entanto estou lutando mais uma vez, lutando para ter voz e para erguer um espelho para as pessoas. Eu sempre fiz isso, não pelo dinheiro, ou porque quero me tornar isso. Não somos nos que escolhemos. Se fosse não sei se iria querer. Não sei se o que tenho é uma benção ou uma maldição; pensar diferente, ser diferente e ao mesmo tempo igual a muitos. Vê um mundo que muitos não conseguem ver, ouvir o que a maioria das pessoas não ouve. Sair da sombra das árvores apenas para plantar uma em outro lugar, um lugar em que o sol reina, tudo isso mesmo sem ter a certeza de que aquela árvore crescerá e dará frutos. Construir para os outros: árvores, pontes, pensamentos, desenhos, quadros, músicas, esculturas e livros. Criar por simplesmente amar fazer isso.  

Afinal de conta, nós vivemos pelas histórias, construímos histórias que transpassam gerações. Nós se tornamos como elas, quando as contamos com uma vida bem vivida nos as tornamos eternas. A vida é uma grande narrativa. Porém, quando estamos começando a colocar os pés nos nossos sonhos o mundo da praticidade aparece outra vez. Não sei se ele é seu amigo, mas comigo geralmente ele é muito rude e ignorante. Puxa meu cabelo, me estapeia e diz estar abrindo meus olhos para a "realidade". Mas... E se eu quiser sonhar? Quem disse que o sonho não pode ser a minha realidade? Contas, prazos e grana, estamos sujeitos a isso, mas isso não é tudo. 

Farei o que for possível para construir o meu mundo, para mostrar o que já sou, para erguer o espelho para as pessoas. E se por acaso todos me deixarem sozinho eu me lembrarei que era da minha casa com alguns problemas ou do meu quarto solitário que eu construía tudo o que eu precisava para ser feliz. Por isso continuarei construindo, fazendo histórias e mostrando minha verdade, esperando um dia ter mais vozes se juntando a minha. Tenho certeza de que quando as pessoas verem isso em mim, tomaram seus próprios espelhos também.

...



Acima você pode ver um texto feito por mim há alguns dias atrás, e lendo você entenderá (ou talvez não) a cabeça de um escritor ou de pessoas que amam a arte em geral, diante da realidade. Realidade x Sonho é realmente um grande dilema.

Em contrapartida, além de pensativo, fiquei bastante feliz recentemente. Ontem fiquei sabendo que meu livro "Martyn o Detetive" acabou de sair na lista dos 12 melhores romances do ano no canal Irmãos Livreiros, do meu amigo Daniel Moraes.

Você pode ver o vídeo no link abaixo. E pode se inscrever no canal e deixar seu comentário, caso ache que pode ajudar alguém a erguer seu espelho de alguma maneira.








Comentários

Postagens mais visitadas